adsenc

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Protagonismo das mulheres na economia solidária marcam encontro internacional em Porto Alegre


O protagonismo das mulheres da economia solidária e sua atuação junto ao cooperativismo e as cadeias solidárias são temas abordados no 3° Encontro da América Latina e Caribe das Mulheres da Economia Solidária, que acontece no Ritter Hotel, em Porto Alegre. A abertura oficial do evento, na tarde desta quinta-feira (12), foi realizada pela diretora do Departamento de Incentivo e Fomento à Economia Solidária, Nelsa Nespolo, que representou o titular da Secretaria da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sesampe), Maurício Dziedricki.

O encontro é promovido pela Sesampe com a parceria das secretarias de Desenvolvimento Rural Pesca e Cooperativismo e de Política para as Mulheres. Cerca de 600 pessoas participam do evento, com um público formado por mulheres da Argentina, Cuba e Uruguai e por representantes de 42 municípios gaúchos, todos envolvidos com a economia solidária.

A diretora da Sesampe ressaltou que a economia solidária no RS tem um perfil feminino. "Em todos os segmentos encontramos mulheres a frente do processo produtivo, da gestão e da representação. Mas muito ainda precisa ser debatido, avançado e conquistado, principalmente provocar nas mulheres o debate franco e aberto, pelo qual vai melhorar suas condições de trabalho, de militância, de cuidadora de sua família e comunidade", disse Nelsa.

O secretário de Desenvolvimento Rural Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, destacou a ousadia e a coragem das mulheres da economia solidária de estarem propondo à sociedade um novo conceito de desenvolvimento construído a partir da cooperação e da solidariedade. A secretária de Políticas para as Mulheres, Ariane Leitão, disse que o novo modelo proposto pela economia solidária é fundamental para as ações efetivas das mulheres na inclusão no mundo do trabalho.

Após a abertura, a adjunta do Ministério de Políticas para as Mulheres, Neusa Tito, abordou o tema das políticas públicas e da autonomia econômica das mulheres. Ainda no mesmo painel, a integrante do Ministério da Cultura e do Instituto Cubano da Música, Ada Lianes Marrero, falou sobre o protagonismo e as conquistas da mulher na economia solidária.

Também integraram a mesa de abertura do encontro: a representante do Fórum Gaúcho de Economia Solidária, Sueli Angelita da Silva; a secretária executiva da Fundação Luterana de Diaconia, Cibele Kuss; o presidente da Federação de Metalúrgicos do RS, Jairo Carneiro; a integrante da Comissão de Gênero da Federação das Cooperativas de Produção do Uruguai, Nancy Gonçalves; a representante da Guay, Helena Bonumá; a membro da Unisol RS, Miriam Possebom; a integrante do Comissão de Constituição de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, Silvia Severo, e a representante do Conselho Estadual de Economia Solidária, Vera Bortolini.

Para o segundo dia do encontro, nesta sexta-feira (13), pela manhã, estão programadas as apresentações dos painéis: Cooperativismo e a atuação da mulher; Mulheres na construção das cadeias solidárias; e Enfrentamento pela inclusão produtiva.

À tarde, serão formados grupos de trabalho da pesca, lã, frutas nativas, reciclagem PET, artesanato, agricultura familiar, alimentação e confecções. Cada grupo vai avaliar a situação dos respectivos segmentos, quais os avanços conquistados e os desafios das redes e cadeias produtivas. Ao final do encontro, será formatada um moção de apoio às cadeias solidárias, referente à organização, às leis, ao fomento e aos recursos, que será entregue as autoridades de governo do Brasil e dos países do Mercosul.

Texto: Imprensa Sesampe
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Nenhum comentário:

Postar um comentário