adsenc

segunda-feira, 3 de março de 2014

O que é Economia Solidária?

“Pense em um jeito de produzir, de vender, de consumir produtos, de oferecer e receber créditos, onde as pessoas não são movidas pela ganância, mas pelo desejo de que não haja ninguém excluído, de que todos possam viver bem.
Agora pense em uma outra economia, onde em vez de individualismo, há união; em vez de competição, há cooperação; em vez de indiferença, há solidariedade; onde, no lugar da devastação do ambiente, há o cuidado com a natureza; e no lugar do autoritarismo de chefes ou patrões, há democracia com todos decidindo juntos e compartilhando igualmente o que se ganha ou se perde.
 “É esta a imagem que se projeta da Economia Solidária.”
A Economia Solidária é uma nova forma de organização econômica a partir do trabalho coletivo, um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. Na Economia Solidária não existe patrão e empregado, todos decidem em conjunto e se beneficiam igualmente. Também é percebida como uma forma de inclusão social.
As raízes da Economia Solidária se encontram nas ações e nas lutas de trabalhadores, movimentos populares, grupos engajados nas universidades e nas igrejas, que se organizaram a partir da necessidade de mudança, da percepção de que as coisas como estavam não poderiam continuar.
Hoje, em todo o Brasil, são milhares de empreendimentos que trabalham com diferentes tipos de produtos e oferta de serviços, organizados por jovens e adultos, homens e mulheres do campo e das cidades.